CENTROS DE AUTOACESSO E RECURSOS DIDÁTICOS FOMENTADORES DA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

  • Guilherme Henrique Torres Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Marta A. Oliveira Balbino dos Reis Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Línguas estrangeiras, Centros de Autoacesso, recursos didáticos

Resumo

Nesta comunicação, descrevemos nossa experiência como bolsista no Programa de Formação Complementar CAA – Centro de Autoacesso: Estratégias de aprendizagem em Línguas Estrangeiras, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL. Primeiramente, discorremos sobre o que é o CAA, quais são suas diretrizes e como estão estabelecidos no Brasil, para, então, descrevermos nossas atribuições. As teorias que dão base ao programa estão centradas em estudos sobre estratégias de aprendizagem e autonomia na aprendizagem de línguas. Nossas atividades foram desenvolvidas no período de 01 de abril a 31 de julho de 2022. As supervisões e ações foram realizadas de forma remota/virtual e presencial, com ênfase na sistematização do acervo de recursos didáticos do CAA: atualização, reorganização e preparação desses materiais para catalogação em sistema eletrônico. Os recursos pedagógicos se configuram como um dos elementos chave de um CAA, requerem constate adaptação e, a depender de suas demandas, podem ser modificados e/ou substituídos. As atividades desenvolvidas nos possibilitaram reflexões relevantes sobre aspectos referentes à aprendizagem autônoma e sua promoção no CAA da UEL no cenário estabelecido desses espaços (físicos e virtuais) no ambiente universitário nacional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-16