CLUBE DO ARTIGO E SEU IMPACTO FORMATIVO PARA O ESTUDANTE

  • Manoela Aparecida Stochi Rocha Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid Gabriele Manske Universidade Estadual de Londrina
  • Luis Henrique Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Ruggiero Universidade Estadual de Londrina
  • Nayara Marques de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Romanzini Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Atividade de formação, Programa de Educação Tutorial, Habilidades acadêmicas

Resumo

Com a necessidade de desenvolver habilidades essenciais para realização de apresentações orais e interpretação de artigos científicos, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física introduziu, em seu cronograma, a atividade nomeada Clube do Artigo. O objetivo deste estudo é expor como a atividade Clube do Artigo contribui para o aprimoramento de competências relacionadas a apresentação, interpretação e análise de artigos científicos. Trata-se de uma atividade com duração aproximada de uma hora, composta pela apresentação oral de um artigo científico (cerca de 15 minutos) por um aluno petiano, seguida por um amplo debate envolvendo os demais petianos e o tutor. A atividade contempla aspectos relacionados a eloquência, capacidade de argumentação e de interpretação de informações científicas por parte dos alunos petianos. Discussões referentes a aspectos metodológicos dos estudos (pontos positivos e limitações) são realizadas de modo a aprimorar um olhar mais crítico do aluno petiano quanto à produção científica. Feedbacks quanto a comunicação oral são fornecidos com o intuito de capacitar os alunos petianos para apresentações de trabalhos em eventos científicos. Levando em consideração os aspectos mencionados, é possível afirmar que a atividade Clube do Artigo é de suma importância para a formação acadêmica e científica dos alunos do PET Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-16