CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS EM CLASSES REGULARES

  • Renan Guilherme Pimentel Universidade Estadual de Londrina
  • Rosimeire Rodrigues da Cruz Gaspar Universidade Estadual de Londrina
  • Credivaldo Mariano da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: inclusão, surdez, formação continuada

Resumo

O Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) trabalha para remover barreiras físicas, metodológicas e atitudinais que os estudantes com deficiência se deparam ao longo de sua jornada acadêmica. No que diz respeito aos estudantes surdos, as barreiras metodológicas se tornam mais evidentes, pois demandam que o professor trabalhe com uma didática visual e também com um outro profissional em sala de aula, o intérprete de Libras. Estes novos conhecimentos, necessários para inclusão do estudante surdo, serão passados aos professores por meio de rodas de conversa promovidas pelo NAC. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar quais são os conhecimentos prévios que os professores já possuem sobre esta temática para que o NAC direcione as discussões das rodas de conversa de forma mais eficaz. Metodologia: Os dados foram coletados por meio de um questionário com 9 perguntas sobre os diversos assuntos relevantes para uma boa inclusão de alunos surdos. Os questionários foram respondidos por 42 professores do ensino superior, as respostas analisadas e categorizadas para melhor compreensão dos conhecimentos prévios dos professores. Os resultados obtidos mostram que os professores não se sentem preparados para assumir uma turma com alunos surdos incluídos, pois a maioria dos respondentes relata não saberem quais são as metodologias mais adequadas para o ensino de surdos e como avaliá-los, também relatam desconhecer sobre a formação e atuação do intérprete. Conclusões: Ficam evidentes quais assuntos deverão ser priorizados ao se pensar em uma roda de conversa para professores sobre a inclusão de estudantes surdos  no ensino superior.

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Publicado
2023-01-16