CO-PLANEJAMENTO E CO-ENSINO NA GRADUAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES E PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE PÓS GRADUANDOS

  • Michele Salles El Kadri Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: formação inicial, formação de formadores, estágio de docência

Resumo

Nesta comunicação, reflito sobre as potencialidades de aprendizagem colaborativa envolvendo graduandos – professores em formação inicial – e pós graduandos do programa de Educação da UEL em seu momento de Estágio de Docência. Parto das experiências compartilhadas durante a pandemia do Covid-19, que migrou as atividades de ensino e pesquisa para o contexto remoto. Nesta experiência, duas formadoras experientes e duas mestrandas que cumpriam seus estágios de docência se uniram para planejar e ministrar as aulas. Amparada pelas teorias sociais de aprendizagem que entendem que o mesmo acontece pelo engajamento em práticas sociais que resulta em construção identitária (LAVE; WENGER, 1991, p. 53), discuto o potencial da atividade de ensino. Os dados coletados englobam gravações dos co-planejamentos e das aulas, questionários e duas dissertações de mestrado defendidas sobre a experiência. Os resultados do co-planejamento e co-docência apontam para a) melhoria na qualidade das aulas, resultando em representações significativas por parte dos professores em formação inicial; b) formação de mestres na práxis de ensino da graduação, c) ressignificações identitárias e aprimoramento de formadores experientes e d) pesquisas pautadas na, para e com a formação inicial de professores. Conclui-se que o estágio de docência, via co-planejamento e co-ensino, apresenta potencial fértil para o desenvolvimento de identidades docentes tanto na formação inicial quanto na formação de formadores.

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Publicado
2023-01-16