DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Resumo
Este trabalho tem como tema a pesquisa informativa para o procedimento de como se iniciar na carreira de Delegado da Policia Civil, em especial, do Governo do Estado da Bahia. O objetivo é passar todas as informações necessárias para se candidatar em um edital com ampla concorrência e esclarecer todas as etapas classificatórias e eliminatórias de um concurso para o cargo que tem suas bases no conhecimento do direito. O método utilizado foi o dedutivo, baseado no último edital da Secretaria da Administração do Estado da Bahia Nº 02/2022, que abre vagas para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Governo do Estado da Bahia. A função de delegado tem uma carga horária de 40h semanais, com remuneração inicial de R$ 13.032,44, o requisito de escolaridade para o cargo é ter concluído o curso de bacharelado em direito, reconhecido pelo Ministério da Educação, o concurso público será de provas e títulos, composto de 03 etapas: prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos, somente concorrerão à prova de títulos os candidatos que forem habilitados na prova discursiva. Após concluído e aprovado, o canditado tem a convocação para o exercício em cargo público de provimento efetivo da carreira do Sistema Policial Civil. Tem-se, portanto, a importância do candidato acompanhar as publicações de todos os atos, editais, portarias, avisos e comunicados referentes a este concurso público no Diário Oficial do Estado da Bahia, para poder angariar seu pleno exercício de tomar posse caso venha ser aprovado.