DESMITIFICANDO O ENSINO REMOTO POR MEIO DE MINICURSO DE INGLÊS PARA VESTIBULAR
Resumo
O presente trabalho visa relatar uma das experiências vivenciadas no PIBID durante o modelo de ensino remoto emergencial, devido à pandemia do corona vírus, no período de novembro de 2020 à fevereiro de 2021. Essa experiência foi a criação e oferta de um minicurso de leitura em língua inglesa, on-line e gratuito, em parceria com o Curso Especial Pré-vestibular da UEL (CEPV/UEL) e com estagiários do curso de Letras-Inglês. O minicurso intitulou-se ‘Descomplica aí! – Inglês no Vestibular’, teve como público-alvo candidatos ao vestibular da UEL e como objetivos gerais ‘expandir a habilidade de compreensão de textos em inglês e desenvolver as capacidades de leitura’. Quanto aos aspectos metodológicos e organizacionais, o minicurso adotou a abordagem de inglês para fins específicos (Inglês instrumental), com carga horária de 30 horas. Para tanto, foram elaboradas, colaborativamente, nove unidades didáticas. Em síntese, podemos concluir que a proposta representou: a) oportunidade de complementação dos estudos para estudantes que almejavam aprovação no vestibular da UEL e que estavam com poucas oportunidades de interação com professores para direcionarem a aprendizagem; e b) aprimoramento da formação pedagógica dos pibidianos quanto à preparação de aula de língua inglesa para fins específicos, à abordagem de ensino em ambiente remoto e à elaboração de material didático digital. Em última análise, compreendemos que esta atividade contribuiu para a desmistificação do ensino remoto, pois ao posicionar os agentes educacionais em lugar inexplorado, diante de resistência e dificuldades de atuação, ampliou possibilidades de atuação profissional e repercutiu em acréscimos na formação de professores.