DISCUSSÃO DE CASOS EM MEDICINA VETERINÁRIA PARA O ENSINO DE HEMODINÂMICA E CONTRAÇÃO MUSCULAR
Resumo
No início dos cursos de graduação que adotam metodologias tradicionais as disciplinas dos primeiros semestres são organizadas de forma a sensibilizar e a capacitar os discentes com conteúdos que possibilitarão a melhor compreensão de temas avançados. Com a finalidade de estimular a curiosidade sobre os temas apresentados em sala, uma possível abordagem metodológica são as aulas baseadas em casos, que propõe a contextualização de temas específicos com casos reais que poderão permear a vida profissional futura do estudante. Transformando essa contextualização em objetivo, no nosso trabalho foram pesquisados casos comuns em Medicina Veterinária utilizando-se a plataforma Google Scholar e pesquisa em fontes bibliográficas de clínica médica veterinária (aprovado pelo CEP-UEL; CAAE 40812820.3.0000.5231). Inicialmente, utilizamos da discussão do botulismo e da miastenia gravis como casos sensibilizadores para o tema de Biofísica -contração muscular-, com produção de texto introdutório e um vídeo didático para elucidação de mecanismos básicos que ocorrem nesses casos. Para o tema –hemodinâmica- foi produzido um texto e um jogo didático em que os alunos precisam elencar e colocar em sequência os eventos relacionados às alterações hemodinâmicas que ocorrem em casos de dirofilariose. Como próxima etapa do projeto objetivamos apresentar os casos em sala durante o cronograma da disciplina de Biofísica de Medicina Veterinária da UEL e avaliar, em seguida, a percepção dos alunos relativa ao aprendizado e ao seu interesse pelo tema.