DISCUSSÃO DE CASOS EM MEDICINA VETERINÁRIA PARA O ENSINO DE HEMODINÂMICA E CONTRAÇÃO MUSCULAR

  • Samantha Aparecida Lopes Sena Universidade Estadual de Londrina
  • Samara Aparecida Lopes Sena Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino em medicina veterinária, aulas baseadas em casos, biofísica, botulismo, dirofilariose

Resumo

No início dos cursos de graduação que adotam metodologias tradicionais as disciplinas dos primeiros semestres são organizadas de forma a sensibilizar e a capacitar os discentes com conteúdos que possibilitarão a melhor compreensão de temas avançados. Com a finalidade de estimular a curiosidade sobre os temas apresentados em sala, uma possível abordagem metodológica são as aulas baseadas em casos, que propõe a contextualização de temas específicos com casos reais que poderão permear a vida profissional futura do estudante. Transformando essa contextualização em objetivo, no nosso trabalho foram pesquisados casos comuns em Medicina Veterinária utilizando-se a plataforma Google Scholar e pesquisa em fontes bibliográficas de clínica médica veterinária (aprovado pelo CEP-UEL; CAAE 40812820.3.0000.5231). Inicialmente, utilizamos da discussão do botulismo e da miastenia gravis como casos sensibilizadores para o tema de Biofísica -contração muscular-, com produção de texto introdutório e um vídeo didático para elucidação de mecanismos básicos que ocorrem nesses casos. Para o tema –hemodinâmica- foi produzido um texto e um jogo didático em que os alunos precisam elencar e colocar em sequência os eventos relacionados às alterações hemodinâmicas que ocorrem em casos de dirofilariose. Como próxima etapa do projeto objetivamos apresentar os casos em sala durante o cronograma da disciplina de Biofísica de Medicina Veterinária da UEL e avaliar, em seguida, a percepção dos alunos relativa ao aprendizado e ao seu interesse pelo tema.

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Publicado
2023-01-16