ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NOS CELEM 'S

  • Ana Luiza Elias Gama Universidade Estadual de Londrina
  • Daniele Abreu Universidade Estadual de Londrina
  • Deborah Luise Souza Xavier Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Celem, Didática, PIBID, material, espanhol

Resumo

O Curso de Letras Espanhol apresenta os resultados do  PIBID, (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), realizado entre os anos de 2021 e 2022, nos CELEM, (centro de línguas estrangeiras e modernas), nas escolas José de Anchieta e Marcelino Champagnat, em Londrina Paraná, com as turmas de primeiro e segundo ano de espanhol, predominantemente na modalidade de ensino remoto emergencial,  respectivamente. Em geral, os alunos estavam acostumados a utilizar tecnologias de comunicação à distância e não demonstraram grandes dificuldades de adaptação. Os maiores problemas encontrados pelos alunos do CELEM foram, basicamente, os que envolviam dinheiro, como o acesso à internet, locais adequados ao estudo e equipamentos para conexão. Os discentes da Universidade Estadual de Londrina eram desafiados a criação de materiais para uso em sala de aulas, criando nos futuros professores um vínculo para entender os alunos e como utilizar dos recursos ofertados pela escola.  Como resultado, tivemos a apresentação de regências, ambiente lúdico, jogos de tabuleiro e digitais, criação de tabelas e grupos de estudos, livretos e momentos culturais, pensados e produzidos pelos professores em formação, de maneira exclusiva para os estudantes do Celem, para que tivessem uma experiência personalizada durante a aprendizagem e se interessasse cada vez mais pelo ensino de espanhol.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-16