ENSINO-APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA: DISSECÇÃO DE VASOS E NERVOS SUPERFICIAIS DA REGIÃO POSTERIOR DA PERNA

  • Camila Caroline da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Célia Cristina Fornaziero Universidade Estadual de Londrina
  • Marna Eliana Sakalem Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: morfologia, dissecação, topografia

Resumo

Introdução: A dissecção é o método inicial aplicado no estudo da anatomia, e representa uma ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem dos segmentos do corpo humano, bem como da relação entre eles. A região posterior de perna é o maior dos três compartimentos musculares da região, sendo dividido em superficial e profundo, e apresenta vasos e nervos relevantes não apenas para essa região como também outras partes do membro inferior. Assim, é importante realizar o estudo topográfico dessa região. Objetivos: Dissecar a região posterior de perna a fim de evidenciar veias e nervos relevantes na tela subcutânea, para o aprendizado da anatomia. Metodologia: A realização da dissecção e o bom aproveitamento dessa prática teve como pré-requisito o estudo anatômico dirigido para área a ser dissecada, uso de materiais próprios, entre bisturis, lâminas e tesouras, e o acesso aos laboratórios de anatomia da universidade. Além disso, as dissecções foram realizadas com apoio de materiais didáticos e docentes da área. Resultados: A técnica expôs as camadas: pele e tecido subcutâneo. Inicialmente foi realizado o rebate de pele, seguido de limpeza da gordura e exposição das estruturas adjacentes. A dissecção se estendeu da fossa poplítea até o calcâneo e viabilizou a discriminação de estruturas vasculares e nervosas, e posterior identificação anatômica dessas. Conclusão: O emprego de ferramentas que apoiem o ensino clássico, bidimensional da anatomia humana se mostra extremamente relevante no desafio de garantir o aprendizado sob diferentes perspectivas e a transposição das dificuldades de entendimento dessa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-16