ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Rafaela Favorin Agostinho Universidade Estadual de Londrina
  • Josiane Medina-Papst Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor Infantil, Formação Docente

Resumo

A infância é uma fase crucial para o desenvolvimento dos diversos domínios do conhecimento humano, que envolvem os aspectos cognitivo, afetivo-emocional, social e perceptivo-motor. Os primeiros anos da infância apresentam primordial importância para a aquisição motora inicial em relação as três classes de ações, equilíbrio, manipulação e locomoção. Desse modo, os professores devem estar embasados em conhecimentos sólidos sobre as mudanças no desenvolvimento motor infantil. Este trabalho objetivou relatar os conhecimentos de desenvolvimento motor que o professor de Educação Física pode se embasar para o planejamento e intervenção com crianças de 0 a 2 anos. Para os métodos, adotou-se uma revisão de literatura de característica narrativa, em que destacamos os conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento motor infantil e os fatores relacionados, como a influência das restrições. Os resultados nos permitem inferir que é fundamental compreender a criança e suas potencialidades para trabalhar conforme os estágios de desenvolvimento motor, considerando o contexto e realidade que a criança está inserida. Os conhecimentos sobre estes conteúdos devem auxiliar a criar oportunidades para a exploração motora de forma a promover a aquisição de habilidades locomotoras, manipulativas e de orientação, considerando os limites e possibilidades das crianças. O estudo do papel das restrições, do indivíduo, ambiente e tarefa, pode auxiliar o professor de Educação Física intervir de forma adequada e com tarefas pertinentes, conforme as características específicas dos alunos. A formação continuada pode ser um meio para o aprimoramento dos conhecimentos docentes quanto a atuação neste nível de ensino.

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Publicado
2023-01-17