ESTUDOS DO CÔMICO: A LINGUAGEM DA MÁSCARA TEATRAL NO BRASIL E A MÁSCARA NEUTRA
Resumo
O projeto Estudos do Cômico abrigou várias manifestações e inquietações em relação à comicidade e à utilização das máscaras nas artes da cena, promovendo encontros dos e das estudantes participantes do projeto com egressos do curso de artes cênicas da UEL e com artistas, grupos e pesquisadores de todo o país que pesquisam essa linguagem em suas criações artísticas. Inicialmente, as trocas se deram de forma virtual. Com o retorno presencial parte delas passaram a ser experimentadas em sala de trabalho. Além disso, o projeto abriga as pesquisas individuais de cada estudante, dentre elas a que tem por objetivo fazer um levantamento geral de grupos que estudam a linguagem das máscaras teatrais de diversas regiões do Brasil. Neste sentido, propõe-se uma investigação dos processos desde a confecção de máscaras até a forma com que cada grupo trabalha o corpo do ator e da atriz e seus processos criativos. Como parte dessa pesquisa, desenvolveu-se também um estudo específico de potencialidades pedagógicas da máscara neutra na preparação do corpo do ator e da atriz para o palco, enfatizando as possibilidades do corpo criativo durante o trabalho a com a máscara neutra. Por meio da exploração das diversas etapas de trabalho exigidas para um adequado porte da máscara, os participantes são estimulados a redimensionar as ideias de treinamento e de criação, ressaltando a importância destas diferentes dimensões da atuação no processo de formação de atrizes e atores.