LONDRINA EM FOCO: DA ABSTRAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO AO ENSINO LÚDICO DE SUAS INTER-RELAÇÕES
Resumo
As relações desiguais no espaço geográfico promovem exclusão social e desigualdades socioespaciais, reduzindo o acesso a bens materiais, a mobilidade e a permanência dos sujeitos no espaço urbano. A fim de possibilitar novas interpretações socioespaciais o objetivo dessa prática de ensino foi problematizar as contradições do espaço urbano de Londrina por meio da aplicação do jogo de tabuleiro denominado “Direito à Cidade”, adaptado pedagogicamente. Para realizar a atividade, apresentou-se a metodologia do jogo, com suas regras, observando as semelhanças e as diferenças no espaço geográfico da cidade, com foco nas problemáticas urbanas. O jogo foi desenvolvido com educandos de uma sala de recursos de altas habilidades. No início ocorreu uma roda de conversa para explicar a proposta, momento em que houve uma série de perguntas sobre os personagens e os objetos geográficos presentes no jogo. No decorrer da aplicação, os estudantes discutiram algumas visões sobre o papel deles no jogo, transportando a reflexão para a realidade. Um exemplo de situação-problema discutida no jogo foi como o desempregado não tinha dinheiro para investir, e em contrapartida, todo o dinheiro arrecadado pelo empresário quando saiu do jogo foi para o seu herdeiro, possibilitando a continuidade à sua riqueza. Com suas próprias reflexões e suporte do jogo, os estudantes conseguiram enxergar algumas contradições presentes na nossa sociedade. A discussão proporcionou aos alunos uma vivência alternativa, ampliando os horizontes de debates e entendimento do espaço geográfico, possibilitando um olhar crítico para as contradições socioespaciais.