METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: GAMIFICAÇÃO

  • Daiane Cristina Maria Universidade Estadual de Londrina
  • André Lopes Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Gamificação, Metodologias Ativas, Ensino de História

Resumo

Esta comunicação  sintetiza os resultados parciais das atividades realizadas através do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto buscou estudar as Metodologias ativas para o ensino de História, com ênfase na Gamificação, a partir de uma pesquisa de caráter teórico e bibliográfico voltada a compreender os benefícios do uso dos mecanismos e linguagem dos jogos (analógicos ou digitais) como estratégia para o ensino de História. Motivados pelo argumento de José Moran (2015), Leandro Silva e Carlos Oliveira (2020) quanto à superação de uma educação bancária e tradicional, pretendia-se envolver os alunos no aprendizado de forma autônoma, significativa e participativa. Deste modo, tal estudo teve como intuito a implementação desta teoria na prática a partir da elaboração e aplicação de um jogo para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Embora a fase final não  tenha sido concluída, a partir de uma análise teórica e bibliográfica observou-se que a Gamificação promove um maior engajamento dos alunos, além de contribuir para um Ensino de História capaz de envolver os estudantes no processo de aprendizagem de modo participativo e significante (SILVA; OLIVEIRA,2020).

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Publicado
2023-01-17