O BRINCAR DA CRIANÇA NA ERA DIGITAL

  • Silvana Binde Kresciglova Universidade Estadual de Londrina
  • Jaqueline Delgado Paschoal Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: criança, tecnologias, brincadeiras, aprendizagem

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes no cotidiano das crianças, alterando assim as formas das brincadeiras e interação com o outro. O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento da criança e por isso considera-se de suma importância a discussão desta temática. O acesso aos artefatos digitais, seja o telefone, o tablete ou o computador, são parte integrante do cotidiano, dos processos de socialização e educação das crianças, mas precisa de moderação e muito cuidado. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a cultura lúdica na era da conectividade e suas implicações para a aprendizagem infantil. O caminho metodológico percorreu as vias da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados obtidos apontam que o uso das tecnologias digitais pode colaborar para a aprendizagem em sala de aula, mas é preciso planejamento para não ocupar o espaço das brincadeiras, importantes para o desenvolvimento infantil. Desse modo, a escola deve posicionar-se diante do uso destes instrumentos, orientando o trabalho pedagógico dos professores e as famílias para que estabeleçam regras e aproveitem as tecnologias de forma inteligente considerando o brincar a atividade principal na rotina das crianças, pois é brincando que ela aprende e se desenvolve.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-17