O IMPACTO DO RETORNO PRESENCIAL SOBRE OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec Universidade Estadual de Londrina
  • Marli Guimarães da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Retorno Presencial, Pessoa com Deficiência, Ensino Superior

Resumo

Com o retorno às aulas no modo presencial na UEL, universitários com deficiência enfrentam desafios específicos, relacionados a questões de acessibilidade frente às diferentes modalidades de ensino na ocasião (remoto, presencial e híbrido). Pensando nisso, o Núcleo de Acessibilidade da UEL - NAC, os convidou para participarem de uma Roda de Conversa no início do primeiro semestre de 2022, em que foram expostas e discutidas suas preocupações, expectativas e dificuldades diante do retorno presencial. Atualmente, quase finalizando o ano, buscamos verificar como está o processo de adaptação destes estudantes por meio do preenchimento de um novo formulário para que pudessem expressar os sentimentos atuais em relação às atividades presenciais. O objetivo deste trabalho é apresentar as respostas destas questões, verificar os principais sentimentos que permearam o espaço universitário ao longo de 2022 e propor ações que contribuam para o estreitamento dos laços com a comunidade docente e discente, identificando as necessidades que surgem. Utilizou-se uma abordagem descritiva mediante a análise das respostas dos estudantes cadastrados no NAC. Foi encaminhado, por e-mail, para os estudantes responderem um formulário com três questões relacionadas ao retorno à modalidade presencial. As respostas evidenciam que o retorno ao ensino presencial afetou positivamente a maior parte dos estudantes com deficiência que responderam às questões. Após a análise das respostas, os dados foram discutidos  e a equipe está elaborando um cronograma de atividades de apoio para o ano letivo de 2023, envolvendo Rodas de Conversa para docentes e estudantes com os temas pertinentes.

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Publicado
2023-01-17