O PAPEL DA MONITORIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Tainara Murari de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Romanzini Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Relato de Experiência, Monitoria, PET, Educação Física

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) engloba atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais visam agregar experiências na formação dos estudantes dos cursos de graduação onde o Programa está inserido, sendo a monitoria uma das atividades desenvolvidas pelos petianos. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma petiana em atividades de monitoria em uma disciplina do curso de graduação em Educação Física, bem como abordar a contribuição desta atividade para o processo formativo junto ao PET e o curso de graduação. A atividade de monitoria foi realizada em uma disciplina técnico-instrumental, alocada no primeiro ano letivo do curso de graduação. Enquanto monitora, a estudante petiana experienciou atividades diferenciadas em relação àquelas vivenciadas enquanto aluna, as quais envolveram o auxílio aos discentes da turma (presencialmente em sala e virtualmente), o acompanhamento de correções de atividades junto ao docentes, bem como a elaboração de materiais didáticos a serem ministrados em aulas. Ressalta-se a importância da experiência enriquecedora da monitoria para o processo de ensino aprendizagem da estudante, como também do próprio PET que, ao apontar a atividade enquanto um requisito que precisa ser cumprido pelos petianos, fomenta nos estudantes vislumbrar práticas a partir de um outro lugar em sala de aula, além das possibilidades de atuação docente e incentivo de inserção na pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-18