“MAS ISSO É MÚSICA?!”: MÚSICA CONCRETA NA ESCOLA – DO ESTRANHO AO COMUM

  • Beatriz Dias da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Regina dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Samuel Lunardelli Monteiro de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Monique Harue Kodama Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Akemi Kikuchi Calzavara Universidade Estadual de Londrina
  • Leandro Augusto dos Reis Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: música concreta, música no ensino médio, educação musical escolar

Resumo

Se considerarmos que a Música Concreta (MC) ainda causa estranheza e busca conquistar seu lugar de notoriedade na própria área musical, que dirá seu ensino e prática na escola? Diante disso, optamos por trabalhar os elementos da MC em nossas oficinas, objetivando ampliar a noção de escuta e música dos estudantes. Ademais, compreender a importância da MC e seu contexto social, por meio de um fazer musical criativo, também foram nossos objetivos. As oficinas ocorreram no Colégio Estadual Professor Paulo Freire, em Londrina/PR, na disciplina de Arte do 1º ano do ensino médio, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Interdisciplinar – área de Música. Optamos, juntamente com a professora responsável pela disciplina, por abordar a temática musical do século XX, paralelamente ao conteúdo da própria disciplina (Vanguardas Europeias). Em cada encontro, levamos materiais de literatura e apreciação musical, trechos de filmes a fim de relacionar a imagem com o som para, ao final, elaborarmos uma composição. Como resultado do processo, elaboramos uma composição musical junto aos estudantes, de modo a reunir os elementos vivenciados. Os resultados apontam que, inicialmente, os estudantes apresentaram certo receio com os materiais, mas durante o processo, revelaram-se dispostos a experimentar outro tipo de música, pouco convencional no cotidiano. Em conclusão, pensar a música para além dos padrões devidamente reforçados por uma determinada tradição, permite-nos (re)pensar e (re)definir as noções    de Arte em si, bem como o papel da música e de suas práticas o contexto escolar.

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Publicado
2024-01-18