“NINGUÉM APRENDE SAMBA NO COLÉGIO...” SERÁ? PRÁTICAS CRIATIVAS EM SALA DE AULA A PARTIR DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Resumo
O samba é um gênero musical brasileiro, faz parte da cultura do nosso país e, portanto, deve ser também parte do conhecimento musical proposto aos estudantes no contexto escolar. A proposta dessa unidade didática visou experimentar e aprimorar a performance coletiva do samba, utilizando materiais recicláveis como instrumentos musicais alternativos. As ações aconteceram em duas turmas do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Hugo Simas, em Londrina, Paraná, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar – área de Música, no contexto da disciplina de Mídias Digitais. Vale ressaltar que as atividades do projeto estão ainda em processo de finalização, prestes a completar os encontros previamente estabelecidos. Os procedimentos incluíram a apresentação dos objetivos da proposta, seleção de repertório com os estudantes, ensaios de instrumentos tradicionais do samba, (surdo, tamborim, ganzá e voz), estudos de técnicas desses instrumentos e apreciação de outras canções do gênero. Os resultados incluem melhorias na performance musical, tanto instrumental quanto vocal, além da valorização da utilização de materiais recicláveis como instrumentos. A colaboração entre os alunos durante o fazer musical coletivo promoveu interações sociais enriquecedoras. A avaliação deste trabalho está sendo processual, e contará com uma avaliação final a partir da gravação de um fonograma com os resultados alcançados com o grupo. Em suma, os estudantes puderam ter um contato mais próximo com os elementos rítmicos presentes no samba e, para além disso, conhecer mais sobre a cultura e a própria sociedade brasileira.