A MÁSCARA E O CORPO BRINCANTE NAS ARTES DA CENA
Resumo
Esta pesquisa está inserida ao Projeto de Pesquisa em Ensino Tradição e Renovação da Encenação orientado pela Profª Drª Adriane Maciel Gomes, é continuidade dos estudos sobre os grupos e suas diferentes linguagens que pesquisam e experimentam as máscaras teatrais no Brasil. Constitui uma investigação do processo de criação, desde da confecção de máscaras e seus materiais até as técnicas e o tipo linguagem mascarada em que cada grupo trabalha como, as máscaras balinesas, máscaras inteiras humanizadas, máscaras grotescas, entre outros. Procura evidenciar as afetações de atores e atrizes em formação com estudos de outros e outras pesquisadoras das artes da cena. Além disso, o estudo visa ressaltar a importância destes grupos para o processo de formação do ator e da atriz no Brasil. Portanto, como resultado de uma dessas afetações busca-se investigar por meio de experimentações práticas das corporeidades de algumas danças e manifestações tradicionais brasileiras como base para a criação de uma cena mascarada.