A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Beatriz Macarini Universidade Estadual de Londrina
  • Giovanna Molari Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Moraes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Formação de Professores, Pedagogia

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica UEL/CAPES, Projeto: 00565, edição 2023/2024, ligado ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, tem o objetivo de construir uma base sólida na formação acadêmica e profissional, proporcionando a relação entre teoria e prática, por meio das interações com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino fundamental. Com a participação do Programa de Residência Pedagógica, existe a possibilidade de acompanhar uma determinada turma e uma professora em específico, de tal maneira que torna a experiência enriquecedora, os residentes possuem a chance de conhecer cada criança e suas particularidades, em um longo período de dezoito (18) meses. Acompanhamos uma turma de alfabetização do 1º ano, com o total de 22 crianças, entre 6 e 7 anos, dessa forma conseguimos acompanhar todo o processo de leitura e escrita e o desenvolvimento individual. Tal vivência se consolida com as idas a campo, feitas semanalmente, onde aplicamos planos de aula que são elaborados pelas residentes. Podemos dizer que essas vivências são significativas e proporciona um ambiente propício para o nosso crescimento profissional, pois temos a oportunidade de frequentar um ambiente que é real e possui suas especificidades. Por manter o contato com a mesma sala por bastante tempo, conseguimos adaptar e apropriar nossas ideias e estratégias para atendermos e ensinarmos da melhor forma possível e criar uma afetividade com os mesmos. Dito isso, acreditamos que a Residência Pedagógica oferece uma oportunidade única de nos prepararmos para enfrentar os desafios e particularidades que encontraremos em nossa carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-18