A TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: MENTIMETER APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Vitória Alves de Morais Universidade Estadual de Londrina
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ferramentas didáticas alternativas, Educação, Tecnologias na Escola

Resumo

A utilização da tecnologia para fins didáticos se tornou um instrumento atrativo aos professores, uma vez que estes conseguem captar maior atenção dos estudantes em sala de aula. Vale considerar que a tecnologia é uma parte integrante da vida cotidiana e é imprescindível que os estudantes estejam preparados para usá-la de forma efetiva no mundo real. Para tanto, foram analisadas atividades desenvolvidas com o ensino médio, durante o período de estágio, com uma ferramenta alternativa: Mentimeter. O mecanismo foi utilizado antes de iniciar o conteúdo de capitalismo, a fim do professor ter acesso aos conhecimentos prévios dos estudantes acerca da temática. Integrar a tecnologia na educação oferece novas possibilidades para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interessante, interativo e eficiente. Durante a prática em sala de aula ficou evidente que a tecnologia é um mecanismo de apoio ao docente em várias atividades didáticas, servindo também para auxiliar na inclusão escolar. O ato de tentar modificar a ação pedagógica é apreciável porque se existem inúmeras maneiras de se aprender, também existem diversas formas de se ensinar. Conclui-se que a Geografia pode se beneficiar das tecnologias tornando o seu ensino mais ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-18