ABORDAGEM DE CASOS CLÍNICOS EM MEDICINA VETERINÁRIA PARA O ESTUDO DA FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

  • Karine Fernanda da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Rebeca Luiza de Medeiros Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Monteiro Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Willian Cutrim dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Rodrigues Graciano Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: raciocínio clínico, interdisciplinaridade, aprendizagem baseada em problemas

Resumo

O estudo da fisiologia dos sistemas é essencial para a formação do médico veterinário e requer o desenvolvimento de raciocínio crítico para a sua plena aprendizagem. A metodologia da aprendizagem baseada em problemas utilizada no presente projeto proporciona a oportunidade de integrar a teoria à prática clínica, desenvolvendo habilidades de raciocínio clínico e crítico através da análise de casos clínicos reais no processo de aprendizagem. Objetivamos selecionar casos clínicos de doenças cardiovasculares e descrevê-los em uma abordagem focada ao estudante do ciclo básico para a futura utilização na disciplina de Fisiologia dos animais domésticos. Foram selecionados casos clínicos sobre cardiomiopatia dilatada e hipertrófica provenientes do banco de dados do Hospital Veterinário da UEL. Para a construção da abordagem dos casos clínicos, as reuniões com os participantes do projeto que já concluíram a disciplina de fisiologia aconteceram semanalmente. Ao final da descrição dos casos, os participantes responderam ao questionário de avaliação da estrutura final dos casos (CAAE 38926020.7.0000.5231) através de escala de Likert (1 a 5) e, para interpretação dos dados, foi utilizada a mediana. Após a descrição do contexto clínico e exclusão de informações distratoras, avaliamos que os casos foram bem formulados, primaram pela clareza de linguagem e objetivos, sendo capazes de induzir a formulação de hipóteses e a interdisciplinaridade. As metodologias ativas de ensino desempenham papel fundamental no ensino mais dinâmico, participativo e estimulante, promovendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz, aspectos essenciais à preparação do futuro profissional médico veterinário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-18