ABORDAGEM INVESTIGATIVA COMO PROPOSTA DE ENSINO EM BIOLOGIA DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O ensino por investigação é uma abordagem didática que estimula o aluno a ser o protagonista de sua aprendizagem, proporcionando um ambiente estimulador que o aproxima do conhecimento científico. Com o intuito de promover a participação e interesse dos alunos em sala de aula, este trabalho teve como objetivo a aplicação de duas propostas investigativas para alunos do 3º ano do Colégio Antônio Moraes de Barros. Foi aplicado em duas aulas atividades com a temática Genética, e subtema Câncer e Sistema ABO. A primeira atividade foi apresentado um estudo de caso clínico, onde os estudantes avaliaram a influência do genótipo e fatores ambientais no desenvolvimento de câncer. Os alunos se organizam em grupos, e recebera um texto, seguido de questões investigativas. Para a atividade do Sistema ABO, os alunos foram levados ao laboratório, onde se reuniram em grupos para avaliarem um caso de compatibilidade sanguínea de dois indivíduos apresentados em texto, além de um questionário para ser respondido sobre o problema apresentado. Foi disponibilizado aos alunos exemplares dos tipos sanguíneos com água e corante, para que pudessem misturar os “tipos” e verificarem a compatibilidade. Como resultado, foi notável participação dos alunos durante as atividades quando comparado com aulas expositivas. A segunda atividade teve um efeito mais positivo em relação a primeira, podendo ser justificado pela mudança de ambiente da sala de aula para o laboratório, além da realização dos experimentos. Conclui-se que abordagens investigativas contribui na autonomia do aluno, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico.