AÇÕES DE APOIO PARA ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UEL

  • Bianca Marjorie Terra Universidade Estadual de Londrina
  • Paola Pereira de Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Stefany Paula Oliveira da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec Universidade Estadual de Londrina
  • Marli Guimarães da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Renan Guilherme Pimentel Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação especial, pessoas com deficiência, ensino superior, reserva de vagas

Resumo

Com o aumento significativo de estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino superior, em especial após a Lei Estadual N. 20.443/2020 que instituiu a reserva de 5% de vagas nos cursos de graduação, foram necessárias a reestruturação e reorganização significativas de ações para atender as necessidades educacionais especializadas deste alunado. Para promover e colaborar com um ambiente inclusivo e igualitário, o Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) desempenha um papel crucial atuando com o objetivo de minimizar as barreiras enfrentadas pelos estudantes PAEE oferecendo atividades de apoio, além de suporte às ações pedagógicas a serem empreendidas pelo corpo docente. Nesse contexto, dentre as ações implementadas ao longo do ano letivo de 2023 destacam-se: 1. oficinas de autorregulação da aprendizagem, 2. monitorias especializadas e/ ou estudos assistidos e 3. grupos de apoio. Essas ações buscam modificar contingências educacionais, proporcionando ambientes e interações que contribuem e incentivam a inclusão e permanência do estudante na universidade auxiliando no enfrentamento de suas dificuldades. Além destas atividades, o NAC realiza ações de orientação destinada aos docentes e à comunidade universitária, isso inclui a divulgação de materiais informativos e reuniões com docentes a fim de contribuir na discussão dos casos e auxiliar na implementação dos procedimentos sugeridos. Como resultado, observou-se as contribuições para a permanência dos estudantes atendidos e a formação continuada do corpo docente. Essas ações aumentam o compromisso da universidade com a inclusão e acessibilidade e devem ser fortalecidas.

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Publicado
2024-01-18