APLICAÇÃO DE CASO CLÍNICO ABORDANDO O SISTEMA NERVOSO PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE FISIOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

  • Willian Cutrim dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Rebeca Luiza de Medeiros Universidade Estadual de Londrina
  • Karine Fernanda da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Monteiro Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Rodrigues Graciano Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas, raciocínio clínico, metodologias ativas

Resumo

É crescente a necessidade de integração das ciências básicas vislumbrando a aplicação de conceitos em casos clínicos e na vivência profissional do médico veterinário. A aprendizagem baseada em problemas (Problem-based learnig) é uma metodologia de ensino que faz uso de casos clínicos para o ensino-aprendizagem, objetivando a estruturação do conhecimento para uso em contextos clínicos, o desenvolvimento do raciocínio clínico eficaz e a aprendizagem autodirigida. O projeto objetivou a discussão de casos clínicos para o aprofundamento do estudo da fisiologia dos sistemas, junto à disciplina de Fisiologia dos Animais Domésticos do curso de Medicina Veterinária da UEL. O caso clínico sobre alterações do sistema nervoso foi oriundo de casuística de clínica veterinária particular da cidade de Londrina. Foi realizada a discussão do caso entre os participantes do projeto e a sua descrição para utilização na disciplina de Fisiologia. Posteriormente, foi respondido um questionário de avaliação do caso clínico (CAAE 38926020.7.0000.5231) utilizando-se escala de Likert (1 a 5) e a análise das medianas. Após análise do questionário foi observado que o caso clínico foi bem formulado, apresentando clareza de linguagem e de objetivos de estudo, instigou a formulação de hipóteses dada a multiplicidade dos sinais clínicos envolvendo a propriocepção e alterações de equilíbrio, estimulou a busca de informações e a interdisciplinaridade. As metodologias ativas de ensino são essenciais para despertar a motivação ao estudo e incentivar a aprendizagem autodirigida para a construção do raciocínio clínico e crítico. Os casos serão reavaliados para possíveis reformulações após aplicação na disciplina de Fisiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-19