APRENDIZAGEM PELA VIVÊNCIA: EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ARTE

  • Larissa Caroline de Pontes Universidade Estadual de Londrina
  • Renan d os Santos Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: arte-educação, identidade, experiência

Resumo

Trata-se da experiência acerca de uma atividade prática realizada em uma turma do Ensino Médio, na disciplina de Arte, com a temática da identidade atrelada ao conteúdo sobre o Modernismo Brasileiro. Sendo um momento na história da arte de busca por uma identidade nacional, a proposta consistiu em uma produção poética coletiva acerca da identidade dos estudantes no contexto contemporâneo, como brasileiros da atualidade, que perpassou a prática da pintura e da escultura. Os principais objetivos da atividade foram ressaltar a importância dos estudantes se reconhecerem enquanto seres históricos, sociais, políticos e culturais por meio da produção em arte, acionando a sensibilidade para com a própria vivência, e proporcionar uma aprendizagem significativa, gerando aproximação e identificação com o conteúdo no contexto de vida atual dos estudantes. O trabalho foi realizado em grupos, possibilitando diálogos colaborativos que reverberaram em produções com perspectivas híbridas, trazendo relações em comum ou destoantes. O aspecto biográfico proporcionou conexões emocionais, potencializando questões que na rotina passam despercebidas, situações cotidianas do entorno que nos constituem enquanto sujeitos, sensibilizando o olhar e expandindo as noções de mundo, possibilitando de fato uma experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-19