AS HABILIDADES MOTORAS MANIPULATIVAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • André Lima Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Danilo Raia Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
  • João Victor da Rocha Machado Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Habilidades manipulativas, Educação Física, Residência Pedagógica

Resumo

Este trabalho foi realizado através de atividades praticadas nas aulas de Educação Física, em uma Escola Municipal em Londrina-PR, através do programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina, com o conteúdo das Habilidades motoras manipulativas. As habilidades motoras manipulativas estão presente na vida dos alunos mesmo antes do período escolar e são tarefas que requerem manipulação ou controle de objetos, representando uma das principais maneiras da criança explorar o mundo e suas habilidades. São alguns exemplos de habilidades manipulativas: amassar, rasgar, apertar, quicar, segurar e lançar. E nas aulas de Educação Física, podemos relacionar estas habilidades com diversas situações: o lançamento pode ser realizado no jogo de bola queimada e em esportes como handebol; o segurar que desempenha um papel fundamental nos fundamentos do basquetebol, e nas lutas como no judô; o arremessar e o quicar também no basquete; o golpear que é comum em jogos e esportes como o beisebol. E nesse processo de ensino deste conteúdo, os alunos do programa de Residência pedagógica, realizaram momentos de co-direção e momentos de direção das aulas, vivenciando na prática as dificuldades, inseguranças, aprendizagens e conquistas, tanto próprias quanto dos alunos, tendo como aliado o ensino lúdico, com jogos como estratégia, o que facilitou os momentos de direção. Entendendo estas relações, verificamos então que estas Habilidades são muito importantes no desenvolvimento dos alunos, possibilitando a aprendizagem motora dos gestos técnicos e a compreensão das relações das relações com as práticas corporais que são realizadas ao longo da vida dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-19