AVALIAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS EM MEDICINA VETERINÁRIA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA RENAL E SUA INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS

  • Thiago Monteiro Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Karine Fernanda da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Rebeca Luiza de Medeiros Universidade Estadual de Londrina
  • Willian Cutrim dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Mauro Leonelli Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Fernanda Rodrigues Graciano Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas, estudo autodirigido, casos clínicos, ciência básica

Resumo

A formação do médico veterinário requer a capacidade de pensar criticamente e analisar problemas complexos para a construção do raciocínio clínico. A aprendizagem baseada em problemas consiste no uso de problemas e casos clínicos no processo de ensino-aprendizagem. Este projeto objetivou a abordagem de casos clínicos em Medicina Veterinária para futura aplicação na disciplina de Fisiologia dos Animais Domésticos, como ferramenta de aprendizagem dos mecanismos homeostáticos. Foram avaliados dois casos, um sobre insuficiência renal secundária à leptospirose e outro sobre alterações do equilíbrio acidobásico desencadeadas pela insuficiência renal provenientes do banco de dados do Hospital Veterinário da UEL. Os casos foram discutidos entre estudantes participantes do projeto que já concluíram a disciplina de fisiologia para sua futura abordagem aos ingressantes. Ao final da descrição dos casos, foi respondido um questionário de avaliação da estrutura do mesmo (CAAE 38926020.7.0000.5231) através de escala de Likert (1 a 5). Após a formulação dos casos clínicos na forma de problemas aos ingressantes, avaliamos que eles apresentaram clareza de linguagem e objetivos, foram capazes de induzir a formulação de hipóteses e busca de informações, que caracterizam a ocorrência clínica e estimularam a interdisciplinaridade. As metodologias alternativas de ensino são essenciais visto a necessidade imperante da aprendizagem ativa do estudante. A associação de conceitos teóricos em fisiologia com situações da prática clínica veterinária pode ser uma ferramenta didática valiosa à formação do raciocínio clínico do estudante.

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Publicado
2024-01-22