COMPOSIÇÃO MUSICAL COLETIVA: PRÁTICAS CRIATIVAS PARA O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA
Resumo
O presente relato trata-se de uma proposta de composição coletiva realizada por escolares, tendo o cânone como principal recurso musical. O objetivo foi propiciar condições favoráveis ao ato criativo, no contexto do trabalho coletivo em sala de aula. Assim, propôs-se a realização de uma composição coletiva, com elementos próximos do contexto dos estudantes, contendo ritmos e letras familiares a eles. Ademais, foram utilizados os seguintes recursos: percussão corporal - com foco em ritmos regionais; o canto; a prática em conjunto e a percepção musical. As atividades foram desenvolvidas no Colégio Estadual Paulo Freire, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, pelo Pibid. Incialmente, foi apresentado o conceito de cânone em música, por meio de materiais audiovisuais e práticas musicais realizadas pelos bolsistas. Em seguida, coletaram-se dados acerca dos estilos musicais comuns aos estudantes, bem como letras de canções por eles sugeridas. Em posse desses materiais, foram selecionados excertos das músicas mencionadas, de modo a estabelecer a sequência da composição do cânone. Vale mencionar que a proposta foi bem aberta, podendo ser alterada a qualquer momento. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios. Ambas as turmas finalizaram a composição do cânone e reproduziram-na com bastante clareza melódica e precisão rítmica. Sendo assim, a atividade proporcionou uma experiência única de composição e estudo de uma forma musical pouco trabalhada na atualidade, além de ricas trocas e interações por meio do trabalho coletivo.