CONCEPÇÃO DE CORPO NA PERSPECTIVA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
A concepção de corpo, na perspectiva crítica da Educação Física, tem relevância pela influência direta nas abordagens pedagógicas e no conteúdo da disciplina. Este trabalho tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre uma concepção integral de corpo, na compreensão do corpo como uno, contrapondo à visão cartesiana de muitos contextos educacionais. A metodologia do estudo tem cunho bibliográfico e qualitativo. A concepção de corpo não fragmentada refere-se ao ideal de corpo além da visão física, considerando corpo um conjunto que se complementa de dimensões que se relacionam entre si, podendo ser elas sociais, biológicas, físicas, psicológicas, no qual o conjunto de dimensões individuais do sujeito pode possibilitar a autonomia ao sujeito em relação ao seu próprio corpo. Além disso, esse olhar mais abrangente sobre o corpo influenciou o tratamento das doenças na atualidade que passaram a ser entendidas como a relação entre diferentes fatores, que podem dar origem às doenças. Com olhar mais humanizado, entendemos que existe uma conexão do indivíduo com sua realidade, e a relação entre eles é o que pode levar o indivíduo a ser mais propício a patologias, dando ênfase ao processo saúde doença (CRESPO, Jorge; 1990). Assim, enfatizamos a importância do autoconhecimento do indivíduo, o reconhecimento de suas dimensões e a compreensão sobre si mesmo enquanto “corpo que se movimenta”, pois a pessoa não tem um corpo, mas ela é o corpo. Este fator é um diferencial para o professor ou profissional de Educação Física que atuam com o corpo e o movimento humano.