CONTRIBUIÇÕES DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

  • Alice Akemi Yamasaki Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Vianna Boselli Universidade Estadual de Londrina
  • Lucas Moreira dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Nadrienn Nantes Medeiros Universidade Estadual de Londrina
  • Rian Marcos Modesto Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Aparecida da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação docente, Sequências didáticas, UEPS

Resumo

O aperfeiçoamento da prática docente ao longo do processo formativo do licenciando é um dos propósitos a serem alcançados com o Programa Residência Pedagógica, porque existe a necessidade de uma formação sólida e reflexiva desse profissional (CAPES, 2018). Tendo isso em mente, a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 1963), a proposta do nosso grupo de trabalho foi criar Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS, Moreira, 2011) sobre as temáticas animais vertebrados e plantas, as quais foram implementadas durante a regência na residência pedagógica em Ciências Biológicas. Os conteúdos trabalhados, aplicados em turmas de 7° ano, estruturaram-se em quatro etapas: Problematização, conteúdos a serem desenvolvidos, atividades práticas e recomposição. Apesar de toda preparação, muitas aulas não saíram conforme o desejado devido à natureza dinâmica de uma sala de aula, entretanto foi perceptível a importância do planejamento como prática fundamental do compromisso com a aprendizagem significativa dos estudantes. A proposta de sequência didática em formato de UEPS permitiu a identificação de fragilidades nos momentos de atuação docente, além disso, propiciou a avaliação dos conhecimentos prévios dos estudantes e o diagnóstico de suas dificuldades com o conteúdo, bem como, possibilitou adaptações ao longo das aulas e principalmente a recomposição de conteúdos não compreendidos. Por fim, esse relato ressalta as contribuições desse modelo, sendo elas muito ricas no processo formativo docente, pois possibilitam uma relação íntima entre o professor em formação, a prática do planejamento e a reflexão acerca daquilo que foi pensado e aplicado.

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Publicado
2024-01-22