DIRETRIZES PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DO GÊNERO ESCAPE ROOM UTILIZANDO O MODELO MDA BASEADO EM EMOÇÕES E SUA APLICAÇÃO NO PROJETO LOGIC GATES
Resumo
O amadurecimento e crescimento da indústria de jogos fizeram com que gêneros estagnados voltassem a ganhar popularidade, como é o caso do Escape Room. Esse processo aumentou as expectativas relacionadas à qualidade dos jogos que estavam sendo desenvolvidos, algo que está diretamente ligado ao prazer que o jogador vai experimentar por meio do produto. O prazer é resultado de uma variedade de emoções em diferentes intensidades pelas quais o jogador passa enquanto joga o jogo. No entanto, há uma falta de pesquisa, artigos e informações sobre como pensar, planejar e desenvolver as emoções pretendidas a serem transmitidas ao jogador pelo designer, especialmente no gênero Escape Room. Assim, este artigo sugere alterações no modelo MDA, indicando quais mecânicas e dinâmicas devem ser inseridas para que o jogador vivencie as sensações pretendidas, propondo um modelo MDA baseado em emoções. Este modelo é utilizado para propor diretrizes para o desenvolvimento de jogos no gênero Escape Room. Posteriormente essas diretrizes foram aplicadas na produção de um Documento de Design de Jogo de um jogo educacional chamado "Logic Gates".