DIVERSIDADE E PRECONCEITO: POSSIBILIDADE LÚDICA PARA DISCUTIR ESTERIÓTIPOS E TABUS NA FORMAÇÃO INICIAL

  • Alino Prezotti Toledo Piza Universidade Estadual de Londrina
  • Felipe Tsuzuki Universidade Estadual de Londrina
  • Hemilyn da Silva Meneguette Universidade Estadual de Londrina
  • Nathalia Hernandes Turke Universidade Estadual de Londrina
  • Virginia Iara de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação para sexualidade, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

A sexualidade é um tema abrangente e multifacetado, envolvendo desde relações interpessoais até as dimensões do sexo, da identificação, do desejo e da orientação sexual. Abordar esse tema no contexto escolar constitui-se como um desafio para os/as professores/as de Ciências e Biologia, neste sentido compreendemos que o uso de atividades práticas e lúdicas são ferramentas didático-pedagógicas que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, este trabalho objetiva discutir o uso de dinâmicas lúdicas promotoras de reflexões sobre temas relacionados à sexualidade. Este trabalho analisou uma das dinâmicas utilizadas em oficinas de Educação Sexual promovidas pelo PIBID – Ciências Biológicas, mas, desta vez, a dinâmica foi aplicada para os licenciandos do primeiro semestre, objetivando a Formação Inicial desses professores para lecionar sobre sexualidade. Essa dinâmica chama-se Diversidade e Preconceito, ela visa promover a discussão sobre a diversidade em todos os seus aspectos (religiosos, corpos, sexualidades, gêneros, etnias etc.), bem como discutir os estereótipos produzidos a partir dessas características. Para isso, os/as licenciandos/as separados/as em grupos, são convidados/as a confeccionar bonecos de EVA de acordo com o interesse de cada um e, posteriormente, narrar suas supostas histórias de vida. As produções foram diversas, apontando os preconceitos e tabus que a sociedade elabora e que são reproduzidos nas escolas. Conclui-se que esta dinâmica favoreceu a criação de espaços mais inclusivos, nos quais os/as estudantes puderam expressar seus anseios, opiniões, dúvidas e curiosidades, bem como trocar experiências sobre a docência, colaborando para o desenvolvimento de sentimentos como solidariedade, confiança, empatia e respeito.

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Publicado
2024-01-22