EMBAIXADORES AMBIENTAIS: O TRABALHO DE CAMPO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Pedro Augusto Stresser Bastos Universidade Estadual de Londrina
  • José Henrique Giroto Barbara Universidade Estadual de Londrina
  • Saulo Gaspar Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: sociedade-natureza, meio ambiente, trabalho de campo

Resumo

A construção de uma relação mais intima entre sociedade-natureza se faz sentida em um cotidiano cada vez mais antropizado, que prioriza o humano em detrimento do natural. Dessa forma, o objetivo é investir na educação ambiental e sensibilizar a população a partir de práticas do cotidiano em sala de aula. Para isso, foi criado junto com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Newton Guimarães, em Londrina, um grupo de Embaixadores Ambientais, em que se definiu algumas áreas de atuação. O professor preceptor e bolsistas realizaram uma visita prévia aos locais escolhidos. Assim, foram realizadas duas atividades extracurriculares em campo: a primeira ocorreu no dia 3 de junho à nascente da bacia do Guarujá, localizado próximo ao colégio. Lá os alunos puderam observar o estado de degradação ambiental e notar a proteção que a cobertura vegetal confere a esta área, além da realização do plantio de 15 mudas nativas disponibilizadas pela SEMA. A segunda ação foi realizada no dia 26 de agosto ao Viveiro Municipal de Londrina. A visita ao viveiro permitiu os alunos conhecerem várias espécies nativas e não nativas, o método de incubação de plantas e aprender sobre as regulamentações e importância da arborização urbana. Ambas as atividades geraram interesse e engajamento dos alunos, além de apresentar um número maior de integrantes do que o esperado. Outras atividades estão em planejamento, e espera-se que o grupo de embaixadores ambientais possam seguir sensibilizando a comunidade em que estão inseridos, cuidando e preservando o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22