ENSINO DE INGLÊS NO CONTEXTO DE IMERSÃO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO

  • Jefferson Alves da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Marluce Fagotti de Paiva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: internacionalização, intercâmbio, formação de professores, curta duração, língua inglesa

Resumo

O programa de Viagens Acadêmicas Internacionais, como popularmente é conhecido na UEL, promove a internacionalização dos estudantes e professores da universidade desde 2015 quando executou sua primeira viagem à África do Sul, em Cape Town. Desde então, já levou mais de 100 estudantes e professores para estudar e ampliar sua cultura em um país ou de língua inglesa ou de língua espanhola. Há inúmeros aspectos que o programa aborda, dentre eles, o estudo de uma língua estrangeira, as visitas acadêmicas profissionais e o desenvolvimento da autonomia no exterior. Este trabalho tem o objetivo de analisar aspectos referentes à formação dos estudantes de Letras ao participarem do programa e a relevância de uma viagem de estudos para a sua profissão. Utiliza-se de pesquisa qualitativa de modo a explorar as impressões e a aquisição de conhecimento em três dos vinte e cinco participantes da edição Londres 2023 através de questionário estruturado. Os resultados apontam para uma consolidação na autoestima de futuros professores que envolve diretamente o uso, o aprendizado e a compreensão de uma cultura anglo-saxônica na imersão promovida pelo intercâmbio de curta duração, como é a proposta do programa de ensino supracitado. Apesar do impeditivo maior do programa estar relacionado ao investimento que o estudante deve fazer, o programa tem cumprido com sua função social de expandir e propiciar o experimento in loco uma determinada cultura. O participante retorna com uma leitura diferente do lugar de destino daquela normalmente apresentada pela mídia ou os livros textos utilizados em sala de aula.

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Publicado
2024-01-22