ENSINO DE INGLÊS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR: O LIVRE BRINCAR
Resumo
A presente comunicação se faz importante por vincular práticas pedagógicas do ensino de língua inglesa, teorizadas no curso de Letras inglês, com a prática docente em campo. Objetivamos apresentar algumas atividades desenvolvidas no Colégio de Aplicação - unidade Campus UEL relativas às práticas de ensino de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ano). O trabalho foi realizado pelos dois primeiros autores sob orientação da terceira no âmbito do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Letras Inglês/ Pedagogia com supervisão preceptora Kátia Cristiane Soares, no segundo semestre do ano corrente. Para pensar os projetos pedagógicos voltados ao ensino de inglês com crianças (Malta, 2019) nas e para as infâncias (Tonelli, 2023), nos orientamos por práticas que compreendem o ensino enquanto visão dinâmica, ativa e dialética (Vigotski, 2003). Para elaborar as atividades, levamos em conta ainda o conceito de escuta afetiva (Friedmann, 2020), e o livre brincar (Gandini, 1999; Piorsky, 2016), almejando uma educação portadora de sentidos que entoam as crianças da escola parceira em primeiro plano. Fazendo uso de tais práticas pedagógicas percebemos que as crianças do primeiro ano conseguiram compreender os dias da semana por meio de amarelinha em língua inglesa, assim como cores primárias e secundárias, frutas e texturas, mediante narrativa fantástica, elaboradas pelos/as próprios/as alunos/as. Desta forma, concluímos que o ensino de língua inglesa pensado com crianças, nas e para as infâncias, por meio do livre brincar, pode ser uma ferramenta pedagógica para construção de sentidos e significados no ensino e na aprendizagem de línguas.