ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL: USO DIDÁTICO DO FILME “TREZE DIAS QUE ABALARAM O MUNDO”
Resumo
O uso de filmes como meio de comunicação e ferramenta de ensino e aprendizado proporciona a demonstração de conceitos em diferentes situações (Champoux, 1999). O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do uso do filme Treze dias que abalaram o mundo no contexto da disciplina Negociação Empresarial no Curso de Graduação em Administração da UEL. O filme foi selecionado por tratar de um caso clássico de negociação: o episódio da crise dos mísseis cubanos no conflito entre União Soviética e Estados Unidos (Danielyan, 2019). Para o planejamento da atividade, utilizou-se as recomendações de Mendonça e Guimarães (2008), para uso de filmes em sala de aula: a) inserção do filme no contexto da disciplina e articulação com os conceitos; b) seleção dos trechos do filme e análise histórica do mesmo; e c) pesquisa e apresentação de informações contextuais uma vez que o filme é baseado em fatos reais. Assim, oito cenas foram selecionadas e editadas, visando retratar o contexto e diferentes momentos do processo de negociação. Como resultados, o filme possibilitou a observação de aspectos intangíveis do processo de negociação, envolvendo comunicação não verbal e o papel das emoções; bem como a análise da aplicação de estratégias como o ultimato, e a importância da comunicação e das alternativas no processo de negociação. Apesar de limitações oriundas do uso de filmes na língua inglesa e legendados, a utilização do filme provou-se um recurso que eleva a atenção e o engajamento ativo dos estudantes com o material e as discussões.