ESTUDANTES SURDOS NA UEL: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NAC PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Resumo
A presença de estudantes com deficiência auditiva, mais especificamente aqueles representados pela comunidade surda na universidade, é um reflexo do compromisso crescente com a inclusão e a diversidade no ensino superior. A surdez não deve ser vista como uma barreira para o acesso à educação superior, mas sim como uma característica que requer suporte adequado. Neste contexto, o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual de Londrina (NAC) objetiva promover um ambiente acadêmico mais acessível e visa potencializar a permanência desses estudantes por meio de procedimentos especializados, dentre eles: 1. ação de mediação do Tradutor Intérprete de Libras; 2. apoio pedagógico à leitura, escrita e interpretação da língua portuguesa (L2 - segunda língua do surdo); 3. apoios individualizados para o desenvolvimento de comportamentos de estudo e aprendizagem autônoma. Além desses apoios, são estabelecidas parcerias com projetos institucionais para suporte em dificuldades específicas. Por meio dessas iniciativas, o NAC busca contribuir na superação das barreiras da comunicação e da aprendizagem para que os estudantes surdos tenham acesso ao conhecimento. Os resultados dessas ações oportunizam a permanência em um ambiente acadêmico mais inclusivo, onde os estudantes têm igualdade de acesso ao conhecimento. A presença de estudantes com deficiência auditiva/surdez enriquece o ambiente acadêmico e fortalece o compromisso da UEL com a acessibilidade tendo como premissa que um sistema educacional inclusivo beneficia a sociedade como um todo. Este trabalho ressalta a importância de ações especializadas para o suporte educacional dos estudantes surdos de modo a garantir uma universidade acessível e inclusiva.