ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA: HISTÓRICO, QUALIFICAÇÃO E PROCESSO EDITORIAL

  • Gabriel Martins da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Daniel de Oliveira Cabral Universidade Estadual de Londrina
  • Caio Henrique Almagro Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Nathália Tavares Bellato Spagiari Universidade Estadual de Londrina
  • Hellen Lima Buriolla Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: editoração científica, psicologia, processo editorial

Resumo

As publicações científicas são veículos essenciais de disseminação de resultados de pesquisas e relatos de experiências no cenário acadêmico, com qualificação vinculada à indexação e impacto dos artigos publicados. Objetiva-se, assim, discorrer sobre o histórico, qualificação e processo editorial da revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia. Trata-se de um relato de experiência, advindo da atuação junto ao periódico em questão, hoje amparada por um projeto de formação complementar. A revista foi fundada em 2010, tendo publicado dois números por ano até 2017. A partir de 2018 passou a contar com três números e um número suplementar temático por ano. A partir de 2022 passou a operar a partir da lógica de publicação em fluxo contínuo, prevendo um único número anual. Sua qualificação, que foi iniciada como B4, subiu para B2, tendo alcançado Qualis A3 na última avaliação, ampliando o número de submissões. Foram feitos ajustes nas diretrizes para autores, demandando ao menos um coautor doutor e no máximo quatro coautores por artigo. Em 2023 foram recebidos, até o fechamento das submissões, 61 artigos originais e seis relatos de experiência. O material está em trâmite, com os colaboradores do projeto de formação complementar atuando nas diversas fases do processo editorial, algo que trouxe agilidade ao trâmite e maior qualificação do material que segue para a leitura dos pareceristas. Considera-se que a editoração científica se apresenta como uma atividade essencial no âmbito acadêmico, mas para a qual ainda há pouco preparo, lacuna que o projeto visa cobrir.

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Publicado
2024-01-22