FORMAÇÃO DE SENTINELAS: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

  • Maria Jullia Balardini Dalto Universidade Estadual de Londrina
  • Alessandra Gabriele Dias de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Luiza Pansanato José Universidade Estadual de Londrina
  • Rikelly Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Walison Alves Movio Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia Bueno Rezende Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: aprendizagem, diversidade, autoconfiança, saúde mental, estratégias

Resumo

Introdução: Ao compreender nossa forma de aprendizagem, bem como respeitar as limitações de cada um é possível praticar novas habilidades e reconhecer nossas potencialidades e limitações para melhor nos desenvolver. Ademais, reconhecer a diversidade e singularidade no processo de aprendizagem de cada indivíduo é essencial para preservar o autocuidado e saúde mental. Objetivo: Compreender as diferentes estratégias de aprendizagem, levando em consideração as particularidades de cada indivíduo, suas limitações e diversidades dentro do contexto acadêmico. Conhecer as estratégias de acessibilidade. Desenvolver conexões com a autoestima. Metodologia: O presente trabalho contou com 3 encontros presenciais de capacitação, realizado por docentes do PADD, com oficinas e aula expositiva. Realizou-se no Centro de Ciências da Saúde da UEL e ocorreu no primeiro semestre do ano letivo. Retratou o aprimoramento e aperfeiçoamento das estratégias de aprendizagem dos estudantes sentinelas. Utilizando de referências bibliográficas e atividades que estimulam a criatividade. Resultados: A formação de discentes sentinelas promove uma vigilância mais apurada nos centros acadêmicos, identificando sinais, comportamentos e sofrimentos psicológicos. Sendo capacitados para propor medidas de prevenção, orientativas e campanhas educativas para divulgar o projeto. Considerações Finais: Concluímos que através dessa formação de alunos sentinelas foi possível desenvolver mais uma ferramenta eficaz para a prevenção de incidentes, uma vez que ajuda os alunos a identificar potenciais ameaças e a tomar medidas proativas para evitá-las. Além disso, promove a conscientização sobre questões de segurança, incluindo bullying, assédio, violência e abuso.

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Publicado
2024-01-22