GRUPO DE ESTUDOS EM MELHORAMENTO ANIMAL E GENÔMICA GEMAG

  • Giovanna Konda Martins Gravata Universidade Estadual de Londrina
  • Laura Beatriz da Costa Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Martins Pereira dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Isac Higino Mendes Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Julia de Souza Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Adrielle Domingues Pais Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Maria Simonelli Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: melhoramento animal, trabalho em grupo, liderança

Resumo

Os grupos de estudos são importantes na formação dos alunos pois são espaços em que ocorrem discussões que vão além do que tradicionalmente são vistos em sala de aula. O objetivo deste projeto de ensino é despertar no aluno o interesse pelo melhoramento genético animal, estimulando a autonomia e o desenvolvimento intelectual e social e desenvolvendo habilidades como organização, leitura e escrita. O grupo de estudos GEMAG está alocado no departamento de Zootecnia da Uel e foi iniciado em agosto de 2023 com a participação de alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária. Os encontros ocorrem quinzenalmente com atividades teóricas em que os alunos preparam, apresentam e discutem temas relacionados à área do grupo de estudos. Os temas abordados são escolhidos pelos alunos juntamente ao coordenador do grupo. Após a apresentação, são confeccionados materiais, para divulgação resumida em redes sociais, e artigos vulgarizados sobre os temas sendo os mesmos disponibilizados para a comunidade. Entre agosto e outubro foram realizadas cinco apresentações de aproximadamente quinze minutos, além de quinze minutos de considerações feitas pelos estudantes do grupo. Os temas apresentados foram: Gene do empenamento em aves e sua aplicação na indústria avícola; Valor genético e Deps – o que são? Como interpretá-los? Importância da longevidade em vacas de leite; Genes de interesse zootécnico em suínos e sua aplicação na indústria suinícola; Interação genótipo x ambiente no melhoramento animal. Conclui-se que a participação dos alunos foi proveitosa e que a produção de conhecimentos foi relevante na formação dos alunos.

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Publicado
2024-01-22