GRUPO DE HABILIDADES SOCIAIS COM OS UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DA UEL

  • Ana Clara Dal Bem Busetto Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Landim Fabri Universidade Estadual de Londrina
  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec Universidade Estadual de Londrina
  • Sabrina Thais Dias da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Clara de Freitas Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Intervenção grupal, Habilidades Sociais, Autismo, Universidade

Resumo

Atualmente, os estudantes autistas configuram o maior grupo atendido pelo NAC/UEL, representando 16,6% dos 157 atendimentos realizados no último levantamento, em maio/2023. A demanda mais expressiva trazida por tal grupo relacionou-se ao desenvolvimento de comportamentos relacionados às habilidades sociais. Para suprir tal demanda, a equipe implementou, orientada por uma docente do Departamento de Psicologia e Análise do Comportamento e com estagiários do curso de Psicologia, o Grupo de Habilidades Sociais voltado aos universitários autistas da UEL. Com a programação de 10 encontros semanais de uma hora, o grupo já conta com 4 reuniões efetuadas, inspiradas no modelo do PROMOVE, um guia fundamentado na Análise do Comportamento e na Perspectiva Construcional, que se constitui uma intervenção semiestruturada para desenvolver habilidades sociais e acadêmicas de universitários. O primeiro encontro contou com uma apresentação do objetivo do grupo e preenchimento pelos estudantes do questionário inicial. Nos três outros encontros foram trabalhados comunicação, abrangendo questões como formas de iniciar, manter e encerrar conversas, fazer e responder perguntas e construir slides e apresentações. Outros temas a serem trabalhados são: organização de rotina e cronograma de estudos, dar/receber feedbacks positivos/negativos e participar de entrevistas de estágio/emprego. Vale ressaltar que a aplicação tem sido individualizada, e todos os temas foram escolhidos a partir das necessidades dos estudantes. Espera-se, com este trabalho, oferecer respostas a uma demanda socialmente relevante além de produzir conhecimento sobre intervenções com foco nas relações sociais, cada vez mais requisitadas no contexto universitário, especialmente por estudantes com TEA.

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Publicado
2024-01-22