IMERSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O IMPACTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

  • Jenifer Figueiredo da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Tainã Aparecida Teixeira da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Marlizete Cristina Bonafini Steinle Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação docente, Residência Pedagógica, Teoria/prática

Resumo

O presente texto aborda a formação docente do acadêmico de pedagogia, tomando como referência a sua imersão na educação básica por meio do Programa de Residência Pedagógica. O escopo deste trabalho reside na reflexão/ação do processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar e uma relação indissociável entre os residentes, os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professora regente/preceptora. O objetivo principal é estabelecer um diálogo entre a universidade e a educação básica, aproximando cada vez mais o acadêmico de pedagogia do seu campo de atuação profissional. A metodologia é composta pela imersão do acadêmico 4h semanais durante todo o ano letivo, vivenciando a vida escolar; observação da materialização do plano de aula por meio das estratégias metodológicas utilizadas pelos preceptores; participação ativa nas atividades propostas junto aos estudantes dos anos iniciais; elaboração de planos de aula com orientação e regência supervisionada. Os residentes também participam de formação teórica junto com seus orientadores, além de um momento de reflexão da prática ao elaborarem um portfólio. Os resultados do programa apontam que, pelo fato dos residentes permanecerem mais tempo na escola, conseguem acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes durante o ano; identificam possíveis dificuldades e atuam pontualmente a fim de minimizarem as defasagens e fazem mais planejamentos e regências. Diante dos benefícios na formação docente, consideramos que o Programa de Residência Pedagógica deve ser uma possibilidade pedagógica imprescindível ao acadêmico de Pedagogia, não devendo estar à mercê de políticas públicas.

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Publicado
2024-01-22