JOGOS CLOWNESCOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Maria Eduarda de Oliveira Vaz Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Gregorio Atem Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação, Ensino Fundamental, Residência Pedagógica, Jogos Clownescos

Resumo

Este resumo tem por objetivo relatar as experiências adquiridas como parte do estágio curricular obrigatório do curso de Educação Física Licenciatura no Programa de Residência Pedagógica (RP), vivenciadas no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina. Após discussões, as aulas foram planejadas juntamente com o professor preceptor e a supervisora de estágio, seguido da elaboração dos planos de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em um total de 2 turmas. O conteúdo escolhido para a tematização nas aulas foram os Jogos Clownescos, sob o eixo de Jogos e Brincadeiras, com o objetivo de contextualizar, caracterizar e identificar as manifestações presentes nos Jogos Clownescos, assim como a criação e apresentação de uma história feita exclusivamente pelos alunos das turmas. Inicialmente os alunos se mostraram um pouco resistentes quanto ao conteúdo apresentado, porém, ao longo das aulas, foram demonstrando interesse e realizando, em sua maioria, as atividades solicitadas tanto pelo professor preceptor quanto pela residente. Os alunos trabalharam ao longo de 9 aulas atividades relacionadas com improvisação, com e sem objetos, expressão corporal, sendo evitada a fala nas atividades como forma de se comunicar, e comicidade, referente ao caráter cômico dos palhaços. Foi possível observar que por ser um conteúdo um tanto quanto diferente para os alunos, não tendo a obrigatoriedade da fala, permitiu que os mesmos se sentissem mais confortáveis nas aulas para expressar as ações, situações, emoções e sentimentos que eram propostos nas atividades, mesmo com a timidez surgindo em alguns momentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-22