MONITORIA PCD
Resumo
Fomos convidados pelo Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) para fornecer uma monitoria de matemática adaptada para uma estudante surda do curso de química, a qual apresentava dificuldades nas matérias que envolviam cálculo, assim, ao fornecer uma monitoria adaptada especialmente para ela, possibilitamos um melhor acesso da estudante à universidade. O projeto tem como principal objetivo auxiliar os alunos com deficiências a se desenvolverem melhor na matemática. Inicialmente começamos trabalhando com uma estudante surda. Foram separadas seis pessoas do grupo, duas para serem professores, duas para serem observadores e duas para auxiliarem na preparação das aulas, a cada semana um professor e um observador realizam a monitoria em uma sala reservada no CCE e com a utilização de cores, gestos e tradução de um intérprete de libras que acompanha a estudante, o professor leciona a monitoria e o observador anota os resultados, para que possamos aprimorar a monitoria a cada encontro. Inicialmente, iríamos fornecer a monitoria voltada para Cálculo I, mas como a estudante apresentou muita dificuldade em matemática básica, decidimos começar da base, foi constatada uma melhora considerável no desempenho da estudante durante as monitorias. O projeto é novo, assim como os métodos, e estamos aos poucos lapidando um melhor método de ensino para esta estudante.