MÚSICA DE PROTESTO: REFLETINDO, CONTEXTUALIZANDO E COMPREENDENDO MANIFESTAÇÕES E ESTRUTURAS MUSICAIS
Resumo
Nossa prática de ensino está sendo realizada no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, junto a duas turmas do ensino médio, 3º B e 3º E, às quartas-feiras, no período matutino. A proposta pedagógica, ainda em andamento, tem como foco a prática musical coletiva e processos reflexivos sobre problemas sociais no nosso país, ambos a partir de músicas de protesto. Essa abordagem vem sendo realizada com base em gêneros musicais selecionados (Rap, Funk, Samba e MPB), no intuito de que os alunos possam conhecer e experimentar as características musicais de cada um desses contextos e, além disso, dialogar e refletir sobre as denúncias, enfrentamentos e problemas sociais presentes em cada obra apresentada. Utilizamos como abordagem metodológica o modelo C(L)A(S)P, do educador musical Keith Swanwick. A partir desse conceito adotamos atividades de escuta ativa, rodas de conversa e debates. Juntamente a isso, desenvolvemos atividades práticas de musicalização, a partir de instrumentos não-convencionais (carteiras, material escolar, etc.), percussão corporal, e instrumentos de percussão diversos, onde os alunos puderam vivenciar aspectos como padrões rítmicos, dinâmica, improvisação, criação e composição musical. Como resultado parcial, foi possível notar a identificação e aplicação, por parte dos alunos, de aspectos musicais básicos presentes nos gêneros musicais abordados e, além disso, uma melhora significativa das capacidades argumentativas-reflexivas diante de problemas sociais presentes em nossa sociedade. Como fechamento da proposta, pretendemos realizar uma apresentação em conjunto com os alunos, onde será construído um medley com algumas das músicas praticadas em sala.