PALHAÇADA: O RISO COMO FORMA DE CONHECIMENTO
Resumo
Este processo desdobra-se de minha pesquisa anterior a respeito da palhaçaria feminina e do riso, visando, conjuntamente com o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, ao aprofundamento da criação da minha palhaça Meleca. Neste sentido, busco referências sobre a palhaçaria brasileira e sobre os processos de criação de mulheres palhaças, principalmente mulheres palhaças negras, através de livros, lives, vídeos, revistas, bate-papos, nas minhas aulas do curso de Artes Cênicas, com as orientações do meu orientador dessa pesquisa, Camilo Scandolara, e orientações com a minha orientadora do TCC, Adriane Maciel Gomes. Procurei contemplar um amplo espectro de referências buscando subsídios efetivos para o processo de criação cênica. O conjunto dos processos relatados aqui possibilitou a criação de uma cena, abordando as artes do amor. Desta forma, enfim, nasceu uma cena cheia de amor: “As aventuras da palhaça Meleca: Amores Fracassados”.