OBSERVAÇÃO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UM ESTAGIÁRIO EM ATUAÇÃO EM SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho é um relato de uma atividade pedagógica desenvolvida em uma disciplina curricular do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. A atividade tinha como objetivo observar, relatar e analisar a práxis pedagógica utilizada em uma aula de Educação Física na escola regular por um Estudante Estagiário (EE) do quarto ano do curso em questão. A coleta de dados ocorreu em uma única aula em uma turma do ensino médio. Os aspectos a serem observados foram: pedagógicos, sociais, organizacionais e de planejamento. Após análise do planejamento observou-se que a temática da aula foi “Promoção da Saúde”. O EE utilizou-se da abordagem construtivista interacionista, partindo de um conhecimento prévio, para a construção de novos saberes. Usou como estratégia metodológica a alternância entre perguntas, escuta e reflexão, gerando a aquisição dos novos conhecimentos. Como material pedagógico, recorreu ao Registro de Classe On-line (RCO) e suas aulas, ao material didático sobre a temática da aula disponível on-line e, de ilustrações. Durante a prática da aula, observou-se que o EE ministrou a maior parte do tempo da aula com pequenas intervenções do professor regente, na busca de soluções para alguns problemas surgidos no decorrer da aula. Conclui-se que a estratégia metodológica utilizada pelo estudante estagiário alcançou seus objetivos, podendo observar uma motivação e interesse por parte dos alunos ao longo da aula, tendo como consequência a aquisição de novos saberes, mostrando que a abordagem construtivista interacionista no ensino médio pode ser utilizado pelos professores de Educação Física.