OFICINA “CIGARRO ELETRÔNICO”: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA

  • Ighor Barros Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Kazuo Tomita Nakatsuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Gong Universidade Estadual de Londrina
  • Miriam Cristina Covre de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: cigarro eletrônico, interdisciplinaridade educativa, oficina temática, educação básica

Resumo

O cigarro eletrônico foi inicialmente divulgado pela indústria do tabaco como sendo menos prejudicial à saúde, e tem sido difundido na sociedade contemporânea, com adesão crescente pelos jovens (Carrijo et al., 2022). Neste contexto, um grupo de participantes do Programa Residência Pedagógica Interdisciplinar em Física e Química da UEL elaborou uma oficina com o tema “Cigarro Eletrônico”, relacionando conceitos físicos e químicos a partir da compreensão do funcionamento do aparelho eletrônico, além de identificar problemas que o uso do cigarro eletrônico pode causar no organismo humano. A oficina foi realizada em um colégio estadual de Londrina/PR, em três turmas de 3ª série do Ensino Médio, com duração de duas aulas, organizadas em dois momentos de interdisciplinaridade educativa: no primeiro, foram abordados e relacionados conteúdos de Física e Química presentes no aparelho eletrônico e as consequências do seu uso no organismo humano; no segundo momento, os estudantes fizeram uma pesquisa acerca dos países em que o uso do cigarro eletrônico é legalizado ou não, o que diz a legislação brasileira e a Organização Mundial da Saúde quanto a utilização do mesmo e, ao final, foi realizada uma roda de conversa. Observou-se que durante a oficina os estudantes começaram a pensar e relacionar acerca dos malefícios do cigarro eletrônico e comparando-os aos do cigarro comum; e, em conversas individuais, alguns estudantes relataram socialização das informações discutidas na oficina em outros grupos de estudantes que fumam o cigarro eletrônico, o que mostrou indícios de integração e reconhecimento dos conteúdos estudados às suas realidades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-23