OFICINA PEDAGÓGICA PARA ORIENTAÇÕES ERGONÔMICAS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do local de trabalho e as interações entre o homem, o ambiente, os equipamentos e materiais. Regulamentada pela NR-17, ela pode ser dividida em três áreas: Ergonomia física, cognitiva e organizacional. Trazendo o conceito de ergonomia física para o ambiente escolar, que se trata principalmente de posturas e manuseio de materiais, constata-se que muitos estudantes possuem vícios posturais e problemas desenvolvidos pela má postura. Nesse sentido, a oficina realizada com turmas do 2º do Ensino Médio teve como objetivo apresentar e discutir alternativas definidas nos princípios da ergonomia física, mostrando a importância do bem-estar corporal para o bom desenvolvimento em sala de aula, além de apresentar alternativas para prevenir possíveis lesões que possam surgir de vícios posturais. Para isso, a oficina pedagógica foi realizada em duas etapas, sendo a primeira em sala de aula, com uma apresentação expositiva do conteúdo teórico sobre ergonomia em conjunto com uma atividade de alongamento desenvolvida na quadra da escola. Já na segunda etapa, houve a produção de um modelo didático, pelos estudantes, representando a coluna vertebral. Ao final das atividades propostas, foi notado um aumento de interesse por parte dos adolescentes na prática de exercícios que visam o bem-estar corporal, além de uma melhor compreensão da anatomia, importância e função da coluna vertebral. Com isso foi possível observar que uma abordagem mais dinâmica, como a oficina pedagógica, favoreceu o entendimento e a interação dos estudantes com o conteúdo.